segunda-feira, 26 de março de 2012

ECAD cobra taxa de blogs e sites que usam música e vídeos.

Buscando saber mais sobre blogs encontrei a matéria, clique aqui para ler, que alerta que o ECAD cobrará direitos autorais de blogs que usam música e vídeo, confirmaei a veracidade em outras fontes, e achei importante compartilhar já que  somos na maioria iniciantes.
Fuçando o ambiente moodle da disciplina me interessou esse vídeo em que o compositor e ex ministro da Cultura Gilberto Gil, aborda a democratização  na distribuição das produções artísitcas e critica  a detenção das grandes produtoras desses direitos.
Oportunamente, trarei meu posicionamento que, adianto, é favorável aos direitos autorais, mas que ressalva que é preciso democratizar o acesso à produção artística.

Nota pública do ECAD (fonte: G1)

Blogs: contruindo o conhecimento livre

A construção do conhecimento em blog, discutido na última aula a partir da leitura do texto "Reflexão entre professores em blogs: passos para novas educações",  é uma excelente resposta à dinâmica do mundo atual, uma vez que  nesse ambiente  pessoas e grupos de todo o mundo podem se unir em torno de temas de interesse em comum e compartilhando ideias e informações trabalharem em conjunto buscando novas direções e rumos, mas convergindo num mesmo propósito, podendo retroceder ou avançar num determinado embate, mas dificilmente estagnar devido à essa difusão em rede mundial que favorece que outros prolonguem  a discussão ou ressignifiquem o conhecimento compartilhado, num processo, consciente de que esse feedback objetiva um bem comum.

Esse trabalho em grupo que o blog possibilita, facilitado pelas ferramentas de comentário e edição, permite que as discussões sobre o objeto de estudo aconteçam num tempo menor em relação à publicação de um livro impresso, portunizando ao autor reavaliar, modificar ou consolidar seu pensamento, pois a partir dessa reflexão ele poderá rever seu texto e seus equívocos ou  melhorar sua informação para se fazer entender de acordo com sua intenção. Esse texto estará em constante crescimento e será enriquecido, fomentado pela discussão e avaliação de outros que o estenderão com o incremento de suas observações, questionamentos, críticas e aceitação, tornando o trabalho do pesquisador solidário e não mais solitário como antes.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Educar: Função da Imagem.

A educação é talvez uma função da imagem pouco perceptível ou consciente, no entanto é também a mais abrangente.

A leitura imagética viabiliza um aprendizado lúdico, sensível, contextualizado, crítico e autônomo, pois ao analisar uma imagem  todas essas percepções  são ativadas simultaneamente ou em complemento uma a outra.  "Ilustrando": Quem nunca se pôs a refletir sobre o mundo a partir da leitura das charges de Mafalda do cartunista Quino? Que não se interessou um pouco mais por uma notícia por conter  fotografias, infográficos ou vídeos? Ou não buscou uma imagem ilustrativa para compreender melhor uma descrição?

Mas além de aguçar a curiosidade do homem, hoje que nos deparamos com as imagens digitais, que são mais acessíveis por serem mais facilmente captadas por aparelhos celulares e cameras digitais e também facilmente modificáveis por ferramentas de edição, temos a possibilidade de maior autonomia na produção de nossas realidades e assim se estabelece a autoria como um dos mais importantes paradigmas da imagem.