segunda-feira, 19 de março de 2012

Educar: Função da Imagem.

A educação é talvez uma função da imagem pouco perceptível ou consciente, no entanto é também a mais abrangente.

A leitura imagética viabiliza um aprendizado lúdico, sensível, contextualizado, crítico e autônomo, pois ao analisar uma imagem  todas essas percepções  são ativadas simultaneamente ou em complemento uma a outra.  "Ilustrando": Quem nunca se pôs a refletir sobre o mundo a partir da leitura das charges de Mafalda do cartunista Quino? Que não se interessou um pouco mais por uma notícia por conter  fotografias, infográficos ou vídeos? Ou não buscou uma imagem ilustrativa para compreender melhor uma descrição?

Mas além de aguçar a curiosidade do homem, hoje que nos deparamos com as imagens digitais, que são mais acessíveis por serem mais facilmente captadas por aparelhos celulares e cameras digitais e também facilmente modificáveis por ferramentas de edição, temos a possibilidade de maior autonomia na produção de nossas realidades e assim se estabelece a autoria como um dos mais importantes paradigmas da imagem.

Nenhum comentário: