segunda-feira, 14 de maio de 2012

Software Livre

info.abril.com.brSoftware Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial). Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas (ver mais).

A própria wikipédia de onde o parágrafo anterior foi extraído é um exermplo de software livre pois permite que o usuário realize alterações e o trabalho é coletivo, participativo e cooperativo o que viabiliza seu crescimento e maior qualidade (ver termos e condições de uso).
sleducacional.orgO processo de desqualificação do software livre, promovido pelos produtores de software proprietário e a ignorancia do consumidor quanto às intenções do mercado por traz dessas ações, são os principais motivos de  submissão, travamento da real inclusão digital e impedimento ao acesso ao conhecimento, uma vez que o código fonte de construção do software proprietário não é acessível e portanto nos priva do conhecimento de produção e nos torna eternos consumidores.

http://code.google.com/p/tmw-maker/wiki/GNU_GPL_v3O mesmo processo se estende aos desenvolvedores independentes, os hackers, que fomentam a ideologia do software livre e  a quem se atribui os crimes praticados na internet pelos crackers, como roubo de senha e invasão de sistema. Isso com a intenção de promover a manutenção do domínio marginalizando o movimento de desenvolvedores, que inclusive utiliza como ícone a imagem animais que vivem livres na natureza, como esses que ilustrei este post.

3 comentários:

Alessandra Santos disse...

Esse movimento social do software livre para não ganhar liberdade em nossa vida, ela sempre foi divulgada como a ruim, de que barato não é bom,que ela não funciona. Justamente a falta de conhecimento,e de que também ele vem como pacotes e não um pacote completo como o proprietário,as vezes, só instala o programa de ligar mas os outros não.Sempre tentando inviabilizá-lo e colocá-lo como aquele que não presta. Então é preciso conhecer para promover o conhecimento do software livre!!

Patrícia Flores disse...

Realmente nos tornamos prisioneiros das marcas sem saber que sua funcionalidade pode até ser inferior pois os softwares livres são manutenidos pela coletividade, que desenvolvedores do mundo inteiro trabalham em prol da melhoria dos seus recursos e da sua segurança. Para mim software privado nunca mais!

Rebeca disse...

Isso mesmo Alexandra,eu nem sabia que existia esta possibilidade de um software livre,e sempre achei que só existia o Windows.

Boa postagem Patricia !