domingo, 15 de abril de 2012

Alguns conceitos.

A disciplina vai evoluindo e a cada aula vão surgindo novas descobertas e também vão se desfazendo usos e costumes equivocados sobre as tecnologias contemporâneas.

 Estamos aprendendo e discutindo diversos conceitos sobre software, hardware e outros ligados à tecnologia. Para minha surpresa há mais de um SO (Sistema Operacional) Linux, aliás GNU Linux, que possui diferentes versões além do Ubuntu. Aliás, pesquisando descobri que além deste, do Windows e do Mac que eu já conhecia, também há outros menos conhecidos (OS/2, ReactOS, FreeDOS e FreeBSD), que são Sistemas Operacionais livres como o GNU Linux e que por questões de mercado são pouco divulgados, o que acaba limitando o nosso conhecimento a fim de fazer prevalecer a marca do produto, sua estética e não a sua funcionalidade, como acontece no caso dos editores de texto e imagem, onde a difusão de determinadas marcas faz com que sejam cada vez mais consumidos, mais caros e se tornem referências, não pela qualidade que oferecem o que não está de fato associado ao seu preço e design, mas pela força da propaganda que afetam as escolhas quando se ignora as intencionalidades do mercado.

Também refletimos sobre a evolução dos dispositivos de armazenamento que do disquete chegou ao CD, DVD, HD interno e externo (disco rígido), pen-drive, cartão SD, web e outros (relação não cronológica).

Nenhum comentário: