segunda-feira, 23 de abril de 2012

Inteligência coletiva


Quando Pierre Lévy afirma que dependendo do modelo que se adote “a inteligência coletiva é mais um campo de problema do que uma solução”, me pus a refletir quanto a construção do conhecimento coletivo que se fecha numa colmeia, tal qual o autor comparou,  pois restringindo a informação ao grupo a possibilidade de colaboração de fontes externas também estará sendo interrompida. Nesse caso não há avanço, a rede se torna estática e o fluxo de trocas é limitado, impedindo que outras influências agreguem conhecimento ao que já foi produzido. 
Os portais web são exemplos de construções restritas que apenas veinculam sua própria informação, diferente dos sites que dão acesso a outros ambientes, que complementam a informação ou possibilitam o acesso a outro pensamento.
Um outro exemplo são os países com restrição de comunicação que não permitem que a troca de informação com outros seja livre e isto faz com que a própria configuração social estagne, uma vez que desconhecendo os problemas sociais de outros e a forma como  foram superados esses problemas, ou o que tem sido feito para superá-los, faz com que a dominação persista por muito mais tempo.
 

2 comentários:

renata disse...

Pois é infelizmente ainda existem paises assim, acho que muitas paginas da web gira em torno de si deixando o conhecimento restrito e fechado, para que seus usuarios fiquem mais presos a elas.

Rebeca disse...

É Renata !! é necessário que o conhecimento seja aberto para que possamos discuti-lo.