domingo, 30 de setembro de 2012

Crative Commons

Segundo a pesquisa que fiz ao site Licenças Públicas Gerais, o Creative Commons é um novo modelo de gestão dos direitos autorais e conta com a adesão de mais de 40 países, e a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, é que coordena o projeto no Brasil
A partir da criação do Creative Commons artistas de diversas áreas, pesquisadores e autores de conteúdo diverso podem permitir alguns usos dos seus trabalhos por parte da sociedade optando por licenciar seu trabalho escolhendo alguma das licenças do Creative Commons. A proposta desse tipo de licença permite o uso e divulgação de trabalhos democratizando o acesso inclusive ao conhecimento sem ferir o direito à propriedade intelectual.
O Creative Commons surgiu devido ao direito autoral proteger qualquer obra já a partir da sua criação. Com o Creative Commons a utilização do conteúdo não depende de autorização do autor pois ele já estabeleceu os critérios para seu uso tornando a distribuição de suas criações intelectuais mais eficiente e permitindo que seja veiculado pela web.
Essa modalidade de licença serve principalmente a autores e criadores intelectuais que além de permitir a livre distribuição da sua obra na Internet, também autorizam remixar ou samplear sua obra. Como artistas como o ex-Ministro Gilberto Gil que disponibiliza suas músicas sob licença do Creative Commons.

Obs: A primeira imagem usada como banner no inicio deste post foi modificada a partir da imagem acima. 

E pra curtir um remix da música Realce, de Gilberto Gil, e também pra gente entender melhor que não é necessário que ele regrave sua criação atendendo a todos os estilos musicais, mas apenas disponibilizar sua obra para que outros possam criar a partir dela.

2 comentários:

renata disse...

Com o creative commons as pessoas tem mais oportunidade para que o conhecimento continue circulando livre entre as elas.

Alessandra Santos disse...

Todos tem acesso e remixar o contéudo promovida pelas lincenças abertas!!